29 de mar. de 2011





Melissa officinalis
Planta originária da região que circunda o mediterrâneo e também a Ásia, prefere climas temperados tendendo para quentes. Multiplica-se por meio de sementes, divisão de touceiras ou por estaquia. A divisão de touceiras deve ser feita de preferência na primavera e, no momento do plantio, as partes retiradas da planta-mãe devem ser enterradas com cerca de 5 cm de profundidade. Na divisão de cada planta, deve-se dividir também o rizoma. Em geral, a planta necessita de muita luz solar, mas deve-se evitar o excesso de calor.
A melissa pode se desenvolver também em locais parcialmente sombreados, protegidos contra geadas e frio excessivo. Para ter sucesso no cultivo, recomenda-se usar solos ricos em matéria orgânica, com boa umidade, porém drenados e sem encharcamentos. A adubação, com fertilizantes como esterco curtido ou composto orgânico, deve ser repetida a cada ano.
E para quem acredita nos poderes calmantes desta planta, não custa nada experimentar um relaxante banho com folhas de melissa: faça uma infusão com folhas e flores de melissa em um litro de água e despeje numa banheira ou deixe a infusão amornar e use-a no final do banho de chuveiro. Além de calmante, você terá um delicioso banho perfumado!
Melissa
(Melissa officinalis)
Conhecida popularmente como melissa, erva-cidreira verdadeira, melissa romana ou chá da França, aMelissa officinalis é comumente confundida com outra erva, também medicinal. Diz a lenda que a melissa recebeu este nome em homenagem à ninfa grega Melona (em grego "Mellona"), protetora das abelhas. E a relação da planta com as abelhas é realmente muito interessante: na primavera, quando nascem várias rainhas numa mesma colméia, o enxame se divide em vários menores e cada um sai em busca de uma nova colméia. Como a melissa tem o poder de atrair as abelhas, povos antigos colocavam suas folhas frescas trituradas em colméias vazias para atrair os enxames que estavam migrando.
No Brasil, existem inúmeras plantas conhecidas pelo nome comum de "erva-cidreira", mas é com uma outra erva medicinal - o capim-limão ou "lemon-grass" (Cymbopogon citratus) - que a confusão é maior. Existem até folhas secas de capim-limão embaladas e comercializadas com o nome de erva-cidreira, para o preparo de chás calmantes. Na verdade, os pesquisadores têm estudado as propriedades medicinais do capim-limão para amenizar problemas digestivos. Calmante mesmo é a melissa.Para acabar de vez com a confusão, é só observar as duas plantas, pois elas são bem diferentes: enquanto o capim-limão apresenta folhas estreitas, longas e lanceoladas, a melissa produz folhas grandes, ovais, pecioladas, serrilhadas e com nervuras salientes.
A melissa é uma planta da família das Labiadas, arbustiva e pode atingir de 20 a 80 cm de altura. Os caules, ramificados a partir da base, formam touceiras. As folhas são de um verde intenso na parte superior e verde-claro na parte inferior. As flores, quando surgem, são brancas ou amareladas, podendo se tornar rosadas com o passar do tempo. Toda a planta emana um odor semelhante ao do limão, que torna-se mais intenso depois que a planta seca. Sempre se acreditou nos poderes calmantes da melissa. Na aromaterapia, ela alivia as tensões e, juntamente com rosa e o neróli, é um dos óleos atuantes nas vibrações ligadas ao coração. Acredita-se que a melissa apresenta inúmeras propriedades medicinais: é usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração, é calmante, sedativa, digestiva, age contra a insônia, enxaqueca, tensão nervosa, ansiedade e ajuda nos casos de traumatismo emocional.
As folhas frescas da melissa são utilizadas para preparar o "álcool de melissa composto", obtido por destilação das folhas e outros materiais aromáticos (canela, cidra, etc.), com álcool mais ou menos diluído. Em alguns locais, este preparado também é conhecido como "água de melissa".

23 de mar. de 2011

... é de cravo é de rosa, é de manjericão...





Nome Científico: Ocimum basilicum

Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga

Família: Lamiaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Índia

Ciclo de Vida: Perene

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subsequentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.

Medicinal

Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.

Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.

Partes usadas: Folhas.

O manjericão age como pacificador e integrador na família..

Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

É ótima para os desorganizados e indisciplinados.

Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

OUTROS USOS

- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

- O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

- Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.

- As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.

- os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.



21 de mar. de 2011

Camomila – Propriedades Medicinais - Receita Natural

Sabonetes de Camomila da Angel Lux

A camomila-vulgar, camomila ou camomila-alemã (Matricaria recutita) é uma planta da família Asteraceae. É uma planta com uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas.

Sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. Sendo que as partes mais usadas são as flores e as folhas. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

A camomila pode surpreender por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido "chazinho de camomila" é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça. As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.
Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno - um ingrediente muito utilizado pela moderna indústria cosmética.

Nomes Populares:

Camomila, Camomila alemã, Camomila da Alemanha, Camomila comum,

Camomila vulgar, Macela nobre,

Propriedades:

É adstringente, antialérgica, digestiva, sedativa,

Auxilia em casos de acidez no estômago, cólicas, cólicas infantis, problemas menstruais, resfriados,

Limpa catarros, gases, irritações na gengiva,lavagem vaginal,

Estimula o apetite

Na estética, tonifica a pele, clareia os cabelos.

Precauções

Grávidas e pessoas com histórico de doenças como gastrite e úlceras devem evitá-la.

Trata-se aqui da Matricaria recutita, existem diversas outras espécies de plantas também chamadas camomila que não devem ser confundidas.

Curiosidade
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Encomende seu sabonete de camomila.



15 de mar. de 2011

Cromoterapia - a personalidade e as cores


Cromoterapia - a personalidade e as cores

CROMOTERAPIA - Veja a cor da sua personalidade e o significado a seguir, divirta-se. A personalidade e as cores.

Dia do aniversário

Cores

23 de Dezembro => 1 de Janeiro

VERMELHO

2 de Janeiro => 11 de Janeiro 11

LARANJA

12 de Janeiro => 24 de Janeiro

AMARELO

25 de Janeiro => 3 de Fevereiro

ROSA

4 de Fevereiro => 8 de Fevereiro

AZUL

9 de Fevereiro => 18 de Fevereiro

VERDE

19 de Fevereiro => final de Fevereiro

CASTANHO

1 de Março => 10 de Março

AQUA

11 de Março => 20 de Março

LIMA

21 de Março

PRETO

22 de Março => 31 de Março

PÚRPURA

1 de Abril => 10 de Abril

INDIGO

11 de Abril =>20 de Abril

PRATA

21 de Abril => 30 de Abril

BRANCO

2 de Maio => 14 de Maio

AZUL

15 de Maio => 24 de Maio

DOURADO

25 de Maio => 3 de Junho

AREIA

4 de Junho => 13 de Junho

CINZA

14 de Junho => 23 de Junho

MARRON

24 de Junho th

CINZA

25 de Junho => 4 de Julho

VERMELHO

5 de Julho => 14 de Julho

LARANJA

15 de Julho => 25 de Julho

AMARELO

26 de Julho => 4 de Agosto

ROSA

5 de Agosto => 13 de Agosto

AZUL

14 de Agosto => 23 de Agosto

VERDE

24 de Agosto => 2 de Setembro

CASTANHO

3 de Setembro => 12 de Setembro

AQUA

13 de Setembro => 22 de Setembro

LIMA

23 de Setembro 23

AZEITONA

24 de Setembro => 3 de Outubro

PÚRPURA

4 de Outubro => 13 de Outubro

INDIGO

14 de Outubro => 23 de Outubro

PRATA

24 de Outubro => 11 de Novembro

BRANCO

12 de Novembro => 21 de Novembro

DOURADO

22 de Novembro => 1 de Dezembro

AREIA

2 de Dezembro => 11 de Dezembro

CINZA

12 de Dezembro => 21 de Dezembro

MARRON

22 de Dezembro

AZUL PETRÓLEO

Cores

Significado

VERMELHO

Tem uma maneira de ser meiga e afável. É alegre e despreocupada. Às vezes gosta de implicar, mas está sempre apaixonada e... gosta de ser amada. É simpática com as pessoas e gosta dessa maneira de ser. Gosta de pessoas com quem consegue falar facilmente e sente-se bem na sua companhia.

LARANJA

É responsável pelas suas ações e sabe como lidar com as pessoas. Tem sempre objetivos e é competitiva. No que toca à amizade, tem dificuldade em confiar em alguém, mas assim que trava a amizade certa entrega-se totalmente.

AMARELO

É doce e inocente. As pessoas confiam em si e lidera as relações. Consegue ter a decisão certa na melhor altura. Está sempre a sonhar com uma relação muito romântica.

ROSA

Está sempre a dar o melhor de si e gosta de ajudar as pessoas, preocupando-se com elas. Contudo, é difícil sentir-se satisfeita. Tem pensamentos negativos e, tal como nos contos de fadas, aspira por um amor romântico.

AZUL

Espírito artístico, sofre de fraca auto-estima e se irrita facilmente. Gosta de sentir-se apaixonada, mas deixa fugir o amor, pois ama com a cabeça e não com o coração.

VERDE

Tem facilidade em tratar com as pessoas. Não é propriamente uma pessoa tímida mas às vezes magoa os outros com as suas palavras. Gosta de amar e de ter as atenções da pessoas amada. Muitas vezes fica sozinha, à espera da pessoa ideal.

CASTANHO

Gosta de ação e esportes. As pessoas têm dificuldade em lidar consigo, mas apaixona-se facilmente. Assim que descobre que não consegue alcançar algo, desiste mas não fica preocupada.

AQUA

Os seus sentimentos são instáveis e inconstantes. Está sempre sozinha e gosta de viajar. É uma pessoa confiável mas acredita facilmente nas pessoas. Dificilmente encontra a pessoa certa, mas se tal acontece apaixona-se facilmente. Pode sofrer com isso.

LIMA

É uma pessoa calma, mas facilmente fica com stress. É ciumenta e queixa-se de pequenas coisas. Não consegue dedicar-se às coisas de corpo e alma, mas é uma pessoa capaz em que os outros confiam.

PRETO

É uma pessoa corajosa e gosta de desafios. Mas não gosta de mudanças na sua vida. Assim que toma uma decisão, mantém durante muito tempo. A sua vida amorosa é também estimulante e, de certo modo, original.

PÚRPURA

É uma pessoa misteriosa. Nunca é egoísta e interessa-se facilmente pelas coisas. Os seus dias podem ser felizes ou tristes, dependendo do seu estado de espírito. É popular entre os amigos, mas tem por vezes atitudes impensadas e esquece as coisas com facilidade.

INDIGO

É atraente e ama a sua vida. Sente a vida com intensidade e facilmente se distrai com isto ou aquilo. Quando se chateia com alguém, dificilmente esquece esse momento.

PRATA

É uma pessoa imaginativa e tímida, mas gosta de novas experiências. Gosta também de propor desafios a si própria. Aprende com facilidade e gosta de atingir tudo o que é difícil. A sua vida amorosa é normalmente difícil e confusa.

BRANCO

Tem sonhos e objetivos concretos na vida. É ciumenta e não reage às contrariedades com muita leveza. É uma pessoa diferente e, por vezes, as pessoas têm-na como um ser superior.

DOURADO

Sabe muito bem o que está bem e o que está mal. É uma pessoa alegre mas de difícil trato. É para si difícil encontrar quem procura, mas assim que isso acontece não vai conseguir apaixonar-se outra vez durante muito tempo.

AREIA

Tem um espírito desportivo e competitivo. Não gosta de perder, mas está sempre alegre. É uma pessoal fiável e de trato fácil. Escolhe o amor a dedo e não se apaixona com facilidade. Mas assim que encontra a pessoa certa, fica em estado de graça durante muito tempo.

CINZA

É uma pessoa atraente e muito ativa. Nunca esconde os sentimentos e exterioza tudo o que vai dentro de si. Mas às vezes é egoísta. Quer dar nas vistas e não gosta de ser tratada com desigualdade. Consegue melhorar os dias dos outros, pois sabe bem o que dizer na altura certa e tem bom sentido de humor.

MARRON

É inteligente e sabe o que está certo. Gosta de fazer as coisas à sua maneira, mas por vezes pode causar distúrbios e menosprezar a identidade dos outros. Mas, no que toca ao amor, é uma pessoa paciente. Assim que encontra uma pessoa que gosta é difícil encontrar outra que goste ainda mais.

AZEITONA

Tem um temperamento quente e despreocupado. Dá-se bem com familiares e amigos. Não gosta de violência e sabe o que está certo. É gentil e alegre.

AZUL PETRÓLEO

Tem muito cuidado com a aparência. É muito exigente no amor. Faz projetos e arranja soluções à medida e dificilmente comete um erro. Gosta de liderar e faz amizades com facilidade.

Significado das cores

Amarelo-escuro: Fortificante do corpo, sobretudo dos tecidos internos.

Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e bom para a pele.

Azul-escuro: Lubrificante das juntas e articulações.

Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório.

Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea.

Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas.

Rosa-escuro: Desobstruidor das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue.

Rosa: Ativador, acelerador e eliminador de impurezas do sangue.

Verde-escuro: anti-infeccioso, antisséptico e regenerador.

Verde: Energia de limpeza, vasodilatador e relaxante dos nervos.

Vermelho: Ativador da circulação e do sistema nervoso.

Violeta: Sedativo dos nervos motores e do sistema linfático; destruidor de infecções e inflamações.


Doença e cores

  • Asma, bronquite e pulmões – laranja.
  • Incontinência urinária e psicose – violeta.
  • Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele – amarelo.
  • Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos – azul.
  • Inflamação nos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, sangramento nasal e nevralgias – índigo.
  • Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários – verde.
  • Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e problemas nas articulações – azul-escuro.

Como usar a cromoterapia

Existem diversas técnicas
de uso da cromoterapia, como luzes coloridas aplicadas próximo ao local por cinco minutos diariamente.

Outra forma é visualizar mentalmente durante trinta segundos duas vezes ao dia as cores do espectro agindo no local afetado.

Também se pode dar preferência a alimentos cuja cor se relacione com a doença da qual se está tratando.

10 de mar. de 2011

Porque defumamos nossa casa?




Seti acende um incenso sobre a oferenda aos deuses (Templo de Abydos)

Ninguém sabe quando a humanidade começou a usar as plantas aromáticas. Estamos razoavelmente seguros de que os sentidos do homem antigo eram bem mais aguçados, e o sentido do olfato foi crucial para sua sobrevivência. Há evidência do período Neolítico de que ervas aromáticas eram usadas em culinária e medicina, e que ervas e flores eram enterradas com os mortos. A fumaça ou fumigação foram provavelmente um dos usos mais antigos das plantas, como parte de oferendas rituais aos deuses. Era provavelmente notado que a fumaça de várias plantas aromáticas tinha, entre outros, efeitos alucinógenos, estimulantes e calmantes. Gradualmente, um conjunto de conhecimentos sobre as plantas foi acumulado e passado a centenas de gerações de xamãs.

As plantas aromáticas têm sido honradas de um modo especial desde os tempos antigos. Eram utilizadas em rituais religiosos e mágicos, assim como nas artes curativas. Estas três práticas eram fundamentais para a existência humana (ainda hoje continuam sendo).

Egípcios




A antiga civilização egípcia era devotada em direcionar os sentidos em direção ao Divino. O uso das fragrâncias era muito restrito. Inicialmente, sacerdotes e sacerdotisas eram as únicas pessoas que tinham acesso a estas preciosas substâncias. As fragrâncias dos óleos eram usadas em perfumes, na medicina e para uso estético, e ainda, para a consagração nos rituais, queimados como incenso. Sobre as paredes das tumbas dos templos antigos perdidos no deserto, podemos ver com freqüência uma fumaça que sai de um pote, ou um incensário horizontal muito parecido com os atuais. Quando o Egito se fez um país forte, seus governantes importaram de terras distantes incenso, sândalo, mirra e canela. Esses tesouros aromáticos eram exigidos como tributo aos povos conquistados e se trocavam inclusive por ouro. Os faraós se orgulhavam em oferecer às deusas e aos deuses enormes quantidades de madeiras aromáticas, gomas, resinas e perfumes de plantas, queimando milhares de caixas desses materiais preciosos. Muitos chegaram a gravar em pedras semelhantes façanhas.

Os materiais das plantas aromáticas eram entregues como tributos ao estado, e doados a templos especiais, onde se conservavam sobre altares como oferendas aos deuses e deusas. Todas as manhãs as estátuas eram untadas pelos sacerdotes com óleos aromáticos. Se queimava muito incenso nas cerimônias do templo, durante a coroação dos faraós e rituais religiosos. Se queimavam também em enterros, para neutralizar odores e afugentar maus espíritos.

Sem dúvida o incenso egípcio mais famoso foi o Kyphi. O Kyphi se queimava durante as cerimônias religiosas para dormir, aliviar ansiedade e iluminar os sonhos, e acreditava-se inclusive que pudesse reavivar a sexualidade dos mortos.

Sumérios e Babilônios

É difícil separar as práticas destas culturas distintas já que os Sumérios tiveram uma grande influência dos babilônios, e transcreveram muita da literatura dos seus antepassados para o idioma sumério. Sem engano sabemos que ambos os povos usavam o incenso. Os Sumérios ofereciam bagas de junípero como incenso à deusa Inanna. Mais tarde os babilônios continuaram um ritual queimando esse suave aroma nos altares de Ishtar.

Tudo indica que o junípero foi o incenso mais utilizado, eram usadas outras plantas também. Madeira de cedro, pinho, cipreste, mirto, cálamo e outras, eram oferecidas às divindades. O incenso de mirra, que não se conhecia na época dos Sumérios foi utilizados posteriormente pelos babilônios. Heródoto assegura que na Babilônia queimaram uma tonelada de incenso. Daquela época nos tem chegado numerosos rituais mágicos. O Baru era um sacerdote babilônio esperto na arte da adivinhação. Acendia-se incenso de madeira de cedro e acreditava-se que a direção que a fumaça levantava determinaria o futuro, se a fumaça movia-se para a direita o êxito era a resposta, se movia-se para a esquerda a resposta era o fracasso.

Hindus e Budistas

A Aromaterapia tem sido uma parte essencial do ritual religioso Hindu desde o tempo dos Vedas, cuja idade pode ser estimada em 5.000 a.C. O incenso favorece um estado meditativo, por isso ele também foi incorporado pelos budistas, que são naturalmente avessos a rituais externos. É usado na iniciação de Lamas e Monges, e é oferecido aos bons espíritos nos cultos diários.

Gregos e romanos

Estes povos acreditavam que as plantas aromáticas procediam dos deuses e deusas. Queimavam o incenso como obrigação e para proteção das casas. Em Roma usava-se nas ruas e em especial na adoração do Imperador. O povo chegou a consumir tantos materiais aromáticos que no ano de 565 foi decretada uma lei que proibia utilizar essências aromáticas pelas pessoas, com temor de não se ter suficiente incenso para queimar nos altares das divindades.

Nativos americanos

Os nativos americanos vivem em harmonia com a terra, reverenciam-na como geradora de vida. Desde muito eles conhecem as propriedades de cura das plantas de poder, usadas em tendas de suor, dança do tambor etc. Queima-se sálvia branca, cedro, pinho e resinas para limpeza de objetos de poder e rituais de adoração. É usada para a saúde e o bem-estar da tribo. Na América do sul resina aromática de copal é oferecida ainda hoje pelos descendentes Maias e Astecas para suas divindades ancestrais.

Judeus

De acordo com o Zohar, oferecer incenso é a parte mais preciosa do serviço do Templo para os olhos de Deus. A honra de conduzir este serviço é permitida somente uma única vez na vida. Diz-se que quem teve o privilégio de oferecer o incenso está recompensado pela sorte com riqueza e prosperidade para sempre, neste mundo e no seguinte.

Católicos

Como esquecer a historia maravilhosa dos três Reis Magos, que presentearam com o Líbano e Mirra o Mestre Jesus, quando ele nasceu? Essas resinas aromáticas são presentes mágicos, são incensos de alta importância e fragrância. Em varias igrejas católicas, misturas de incensos contendo resinas de Líbano e Mirra são queimados durante os rituais.

A fumaça aromática

Hoje percebe-se um aumento do interesse pelos incensos naturais de antigamente, e isso se deve ao fato que querermos que nossa casa seja um lugar mais aconchegante, convidativo e mais agradável. Infelizmente incensos comerciais raramente contém resinas ou óleos essenciais, e são feitos com essências sintéticas, carvão e derivados de petróleo que, na verdade, não trazem grandes beneficios. Prefira os feitos com sândalo (sandalwood) ou serragem (sawdust powder).

Várias pessoas associam incensos com rituais religiosos ou espiritualidade; realmente varias religiões usam fumaça aromática em seus rituais e suas cerimônias. A fumaça que sai do incenso é usada para santificar, purificar ou abençoar, e acredita-se que a fumaça é o mensageiro para o reino dos céus. Nossos ancestrais faziam uso de incensos em suas casas porque pensavam que podiam protegê-los das pragas e doenças. Essa teoria possui alguma verdade: incensos feitos de ervas, incluindo tomilho e capim limão, há muito são usados por suas propriedades anti-sépticas e curativas. Estas e outras ervas eram queimadas em quartos de doentes, em hospitais, antes da descoberta dos antibióticos. Quando queimamos incensos naturais, moléculas de óleos essenciais são soltas no ar. Então elas acham seu próprio caminho, pelo sistema olfativo ou pelos poros da pele, e atuam no cérebro, onde se processam efeitos químicos que podem mudar seu ânimo, evocar boas memórias e lembranças. Essa fumaça aromática pode relaxar, estimular e aumentar nossa energia, nos levando para um momento de paz e tranquilidade.

Defumação Para neutralizar Energias Negativas

Material: - Gengibre - Incensário - Carvão - óleo essencial de rosas, sândalo ou mirra Modo de Fazer: Pegue meia xícara de chá de gengibre ralado e coloque para queimar num incensário com carvões em brasa. Defume cada cômodo da sua casa e, a seguir, borrife algumas gotas de essência de rosas, sândalo ou mirra (conforme sua preferência) em todos os cantos. Durante a realização do ritual, procure mentalizar apenas coisas positivas.

Oração para defumação da casa.

DEFUMO A MINHA CASA, EM LOUVOR DE DEUS E DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, QUE SAIA TODO O MAL DESTA PORTA, SE FOREM ASSIM COMO AS TRÊS PESSOAS SÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE, QUE VÁ ESTE MAL PARA BEM LONGE E QUE EM LOUVOR DE DEUS E DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, ENTRE TODA A FORTUNA POR ESTA PORTA DENTRO.


1 de mar. de 2011

As cores das flores e seus significados





De forma geral, podemos dizer que a cor vermelha é símbolo de atenção, levanta o ânimo e também é uma cor apaixonada. É uma cor adequada para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É a cor mais excitante, e pode significar paixão, emoção, ação, agressividade e perigo.

O amarelo por sua vez, é uma cor brilhante, alegre e que estimula a memória. É a cor do Verão e do sol que, quando se está triste ou anseia-se pelo Verão, a presença de flores com esta cor ajuda a levantar o ânimo. Irradia em qualquer lugar e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúme, inveja, ódio, adolescência, risos e prazer.

O azul é uma cor fresca e relaxante. É a cor do céu e do mar. É uma cor reservada e que parece que se está a afastar. Pode expressar confiança, reserva, harmonia, afeto, amizade, fidelidade e amor. O rosa é uma cor bastante feminina, que acalma os nervos, o que resulta como presentes muito adequados para pessoas nervosas. O ditado popular que diz “tu vês o mundo todo de cor-de-rosa”, descreve exatamente o seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, bom sentimento e ausência de todo o mal.

O roxo ou violeta é uma cor dramática, ostentosa. É a cor mais utilizada pelos advogados, clérigos e psiquiatras, o que faz com que seja um bom presente para eles. É a cor que indica ausência de tensão. Pode significar calma, auto-controlo, dignidade, aristocracia mas também violência, agressão premeditada ou engano.O branco, símbolo de pureza. Esta cor associa-se com a limpeza e também com tempos futuros. É a luz que não se difunde. Expressa a ideia de inocência, paz, infância, divindade, estabilidade absoluta, calma e harmonia. Apesar disto tudo, é uma cor contraditória porque no Oriente, é a cor que significa morte.

O preto é o oposto à luz, cor que concentra tudo em si, é a separação, a tristeza. Pode determinar tudo que o está escondido: morte, assassinato, noite. Também tem sensações positivas como: seriedade ou nobreza.O cinza é a cor que iguala todas as coisas e que deixa a cada cor as suas características próprias. Pode expressar desconsolo, aborrecimento, passado, indeterminação, desânimo ou velhice.
A cor laranja é a cor do fogo flamejante, foi escolhida como sinal de precaução. Pode significar alegria, festa, prazer, aurora e presença de sol.

E por último está o verde, a cor da Natureza e símbolo da ecologia. É o ideal para aliviar a tensão e para o relaxamento. Reservado e esplendoroso. É o resultado do acordo harmônico entre o céu azul e o sol amarelo. É a cor da esperança. E pode expressar juventude, desejo, descanso e equilíbrio.