17 de fev. de 2011

Incenso: História e uso


Incenso (do latim: Incendere, "queimar") é composto por materiais aromáticos chamados bioticos (originado por seres vivos no caso plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimado. O "incenso" refere-se a substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, ritual de purificação, aromaterapia, meditação, Para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mau odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para ser usado em cerimônias religiosas.

Incenso é composto de materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos essenciais. As formas do incenso tem mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e da diversidade nas razões para queimá-lo.[6] Os dois principais tipos geralmente podem ser divididos em "queima indireta" e "queima direta". O incenso de queima indireta, também chamado de "incenso não-combustível", requer uma fonte separada de calor, uma vez que não é capaz de queimar-se. O incenso de queima direta, também chamado de "incenso combustível", é acesso diretamente por uma chama e depois se espalha, a brasa do incenso irá arder e liberar a fragrância.

Os incensos têm como objetivo, energizar e transmutar as energias dos ambientes e das pessoas. São, por excelência, purificadores e condutores de vibrações, atuando nos locais e nos indivíduos onde são usados.
Perfumam os ambientes e renovam a carga energética estagnada e/ou negativa, não havendo qualquer contra-indicação, exceto para os alérgicos aos aromas, é claro.
Seu campo de atuação não se restringe apenas aos inanimados, ativando também nossa sensibilidade.
Existe um tipo e uma essência específica a ser utilizada para cada necessidade. Acenda um em cada ambiente de sua casa, sempre que sua intuição recomendar.
Os incensos são encontrados em diversas formas: em pastilhas, palitos, pó, etc.

Independentemente da sua origem e da sua utilização no passado, atualmente as pessoas utilizam o incenso para harmonizar não só o seu próprio interior, como também o ambiente, buscando criar uma atmosfera de paz, equilíbrio e prosperidade.

O incenso é atemporal e universal, um verdadeiro elo de ligação entre o homem exterior e o homem interior.

Atendendo a pedidos, trago para vocês uma lista de alguns tipos e suas propriedades. Aproveitem! No mínimo, suas casas ficarão mais perfumadas.

ARRUDA - confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação.

ACÁCIA - evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo.

ABSINTO - favorece a clarividência. Também usado para proteção e amor.

ALECRIM - afasta a depressão, purifica o local em questão, e eleva o nível de pensamentos.

ALFAZEMA - eleva o astral e transmite tranqüilidade.

ALMÍSCAR - aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição.

ANGÉLICA - aumenta a proteção.

ARTEMÍSIA - faz aflorar a clarividência.

ANIS ESTRELADO - atrai a boa sorte.

BENJOIM - aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos.

CAMOMILA - melhora as finanças e acalma emocionalmente.

CANELA - é indicado para questões financeiras e tranqüiliza o ambiente.

CÂNFORA - aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa.

CEDRO - aumente a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas.

CIPRESTE - aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.

COCO - traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.

CRAVO - abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário